terça-feira, 8 de outubro de 2013

You have an offer!



Congratulations, a UK university has made you an offer!

Please note that this is the only offer that you will receive and that you should accept this offer within 48 hours or we will not be able to guarantee your place at the UK University. For full details of this offer, please login to your account: http://apply.sciencewithoutborders.international.ac.uk


Clique na imagem para ampliar



CHEGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU!!! YEEEEEEEEES!!!! HAHAHAHA

A época da chegada das offers é, sem dúvidas, a pior. É simplesmente d-e-s-e-s-p-e-r-a-d-o-r. É aquele momento em que o rumo da sua vida nos próximos meses está em jogo, sabe? Você pode ir pra onde mais queria, mas também para um lugar que nem imaginava... São tipo 2 semanas que mais parecem 2 anos.



Vamos ver como se dá o processo?

Pra você receber sua linda offer, você precisa ser pré-selecionado pelo CNPq e depois escolhido por uma universidade do UUK...


Os critérios de seleção do CNPq são (nesta ordem de classificação):
  • Nota do ENEM (mínimo de 600 pontos. Quanto maior a nota, mais bem classificado está o aluno);
  • Nota do exame de proficiência (quanto maior, melhor);
  • Porcentagem de curso concluída aqui no Brasil (mínimo de 20% e máximo de 90% na data da viagem. Quanto maior a porcentagem, maior a pontuação do aluno);
  • Participação em programas de IC ou docência;
  • Ter sido contemplado com prêmios de jovem cientista, IC e olimpíadas.

Os critérios de seleção do UUK são (não necessariamente nesta ordem):
  • Nota no exame de proficiência;
  • Personal Statement;
  • Desempenho acadêmico;
  • Área de estudo;
  • Adequação do período e curso realizados no Brasil com os períodos e cursos similares ofertados pelas universidades do UUK.


Quando as offers estão pra chegar, a Sarah manda pra todo mundo um e-mail batizado de Don't Panic, que mais desespera a galera do que tranquiliza... Hahuehuhauhuhea

São 2 semanas de muita angústia mesmo, porque as offers não são liberadas no mesmo dia e, até hoje, ninguém conseguiu descobrir qual o critério o UUK usa pra liberar as offers em uma determinada ordem. Todo mundo prefere acreditar que é uma ordem aleatória :P


E aí todos os seus colegas CsFers começam a receber offer e você fica lá, excluído no mundo, sem saber o que fazer, se afundando cada dia mais naquele misto de prazer e alegria angústia e tristeza. Gente, é sério, eu estava de férias e não saí nenhum dia pra ficar em frente ao computador o dia inteiro atualizando meu e-mail, com esperança da offer chegar. São 4h de diferença daqui para o UK, ou seja... O horário comercial de lá, que é às 8h, aqui coincide com 4h da manhã. E eu estava acordando involuntariamente todos os dias às 4h da matina pra conferir meu e-mail! Hahueha. Sério, gente, a ansiedade caiu matando! O pior é que passa o primeiro dia e nada. O segundo dia e nada também. No fim da semana, eu já estava me sentindo assim:



Apelei pra tática do Tomás e mandei um recadinho pro SwB: I'm freaking out!
Mas nada da minha offer chegar...

E eis que eu tinha marcado depilação numa terça-feira, às 11h. Fui lá e estava fechado, dei com os burro n'água e perdi minha viagem totalmente. Almocei com mamãe perto do serviço dela (estressada e xingando todo mundo) e resolvi voltar pra casa, MEGA TRISTE, porque eu ainda não havia recebido offer nenhuma, e já era dia 01 de Outubro, com prazo máximo de chegada das offers para o dia 03. E aí, de repente, lá pras 12h, quando sento no ônibus lotadasso, olho meu celular e estava lá um e-mail. Meu coração disparou e fui abrir... Pra minha surpresa, I HAD AN OFFER!!! *--------*


Ai, gente, eu comecei a chorar de alegria, e todo mundo do ônibus me olhando, como se eu fosse uma louca, mas eu não estava nem aí. Liguei pra mamãe, pra madrinha, pro cachorro... Foi a melhor sensação do muuuuundo!!!!! Mas eu não conseguia abrir o portal do UUK pra ver qual universidade havia me aceitado! Foi muito angustiante!!! Hahaha. Foi como se eu tivesse passado no vestibular de novo, nem acreditei. =)

No fim, cheguei em casa e vi que minha primeira linda opção havia me aceitado, e que eu estudaria por 1 ano e 6 meses em Middlesex University London, puro amor <3


Enfim, muitos dias de angústia, tristeza e ansiedade pra no fim valer super à pena! ;)

#fikdik: Eu falei que o prazo máximo da chegada das offers era dia 03 de Outubro, mas na verdade era assim.... Eles começaram a enviar as offers no dia 24/Set e tinham até o dia 03/Out pra entregar aquelas referentes às opções dos alunos (uma daquelas 3 universidades para as quais o aluno se inscreveu). Do dia 03/Out ao dia 07/Out, eles mandariam as offers dos alunos que foram para o clearing, ou seja... Que receberiam offer de alguma universidade, mas não daquelas que eles escolheram, porque nenhuma delas os aceitou... Então eles seriam alocados para uma "4ª opção", escolhida pelo próprio UUK.

E aí, hoje, no dia 08 de Outubro de 2013, saiu a lista oficial do CNPq, com o resultado e o nome de todos os alunos que serão realmente contemplados com a bolsa. =)

Clique na imagem para ampliar

Mas e aí, o que a bolsa cobre?

Segundo o edital:

9. BENEFÍCIOS DA BOLSA

9.1 A CAPES e o CNPq arcarão com os custos referentes às taxas escolares, acomodação, as taxas relativas ao curso de aperfeiçoamento linguístico, quando necessário, e concederão bolsa, exclusivamente ao aluno, no valor de £ 420,00 (quatrocentos e vinte libras) mensal.

#fikdik: Para cidades de alto custo, como Londres e Surrey, há um adicional de £ 400,00 mensais.

9.2 Serão, também, concedidos os seguintes benefícios:
a) Auxílio instalação (£ 1320,00): Que será pago na primeira parcela, no Brasil, para despesas iniciais de acomodação. Os bolsistas não terão direito, caso já estejam no exterior no momento da implementação da bolsa.
b) Seguro-saúde (£ 90,00/mês, pago em única parcela, mas proporcional à duração da bolsa): No valor proporcional à duração da bolsa, pago na primeira parcela, no Brasil. Eventualmente, o pagamento poderá ser feito diretamente ao UUK, que providenciará a aquisição do benefício para os bolsistas.
c) Auxílio deslocamento (U$ 1706,00 tanto para ida quanto para a volta): Para aquisição de passagens aéreas em classe econômica promocional. Os bolsistas não terão direito aos recursos para aquisição da passagem de ida, caso já estejam no exterior no momento da implementação da bolsa.
d) Auxilio material didático (£ 1000,00): Esse benefício destina-se à compra de material didático, computador portátil ou Tablet, será pago no Brasil em uma única parcela e deverá, obrigatoriamente, ser gasto com essa finalidade. A compra deste equipamento deverá atender às especificidades indicadas pela universidade de destino e deverá ser devidamente comprovada. Deverão ser respeitadas as legislações específicas sobre bagagem da Receita Federal do Brasil: Portaria MF nº 440/2010 e Instrução Normativa RFB nº 1.059/2010. Os custos com o pagamento de impostos já estão incluídos no valor disponibilizado para aquisição de material didático.


Bom, é isso, galerinha! Boa sorte a todos! =*



4 comentários:

  1. Congratssss my dear!!!
    I just can't wait to try it next year! I'm almost changing my mind and going to UK as well!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Luciana! Sou la da MEDUFES e tô me inscrevendo pro edital de agora do CsF. Primeiro, gostaria de lhe parabenizar pelo blog, me ajudou muito a entender melhor o processo, e tenho certeza de que ajudou muitas outras pessoas também! Agora, lendo esse post, fiquei com uma duvida: você disse que um dos critérios de seleção do CNPq é a participação do aluno em programas de IC ou docência. No caso, monitoria conta como docência?

    ResponderExcluir